quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conhecimento que é vida

Um conhecimento que transcende o entender intelectual

Os dicionários, normalmente, definem o vocábulo “conhecer” como conhecer alguém, ter amizade e intimidade, saber de algum fato. No sentido puramente vernacular essa palavra é franca e facilmente aplicada. Mas o sentido da palavra como foi usado por Jesus na declaração: “A vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (João 17: 3) transcende o uso comum textual.

O Mestre cristão usou muito o verbo “conhecer” nas suas pregações. No evangelho de João há fartas referências a essa palavra. Mas na citação dada acima, parece haver uma intenção de dar maior profundidade ao que dizia. Aqui “conhecer” não era só o ter conhecimento da existência de Deus, pois até um ateu sabe disso. O significado transcendental de que “conhecer a Deus” é vida, é muito profundo e requer mais do que mera proficiência intelectual ou racionalismo humano para ser assimilado. 

Talvez o dicionário possa ajudar no entendimento do significado da palavra. O Dicionário Brasileiro Contemporâneo oferece entre outras as seguintes definições:
CONHECER: saber quem é; reconhecer;        
CONHECIMENTO: pessoa com quem tenho relação; cabedal científico.

Uma tradução da definição do dicionário para um significado espiritual começa a projetar alguma luz sobre o entendimento pretendido. “Conheçam a Ti”. É como se ele dissesse:     “que saibam Quem és e Te reconheçam―Vida, Verdade, Amor, Espírito, onipotente, onipresente, onisciente, infinito, supremo.  Com este Ser vocês têm relação íntima de Pai-e-Filho. Vivam com essa consciência e isso vos  dará um antegozo da eternidade.” As circunstâncias materiais, o universo físico, o ego humano juntamente com todas as mazelas advindas da convivência com o material, tudo fica em segundo plano e nada disso ofusca o brilho da luz de uma consciência espiritualizada. Mantendo esse “conhecimento elevado” nada poderá privá-los da vivência da vida eterna no presente, e no amanhã.

A afirmação do Mestre tem outro ponto importante a considerar. “A vida eterna é esta”: tempo presente ou ausência da variável tempo, como também ausência do espaço geográfico. A “vida eterna” é a que sempre existe, existiu e existirá no agora, sem começo e sem fim, ilimitada e sem confinamento. Um “conhecimento”: um estado inteiramente mental e ilimitado, harmonioso e harmonizante. Um “cabedal científico”, como diz o dicionário, de leis e ordens universais que governam tudo, subordinadas ao infinito Princípio divino.

Mary Baker Eddy, descobridora da Ciência Cristã, corrobora o tema ao afirmar: “...  compreende-Lo corretamente, restabelece a harmonia” (p. 390 ). Compreender é conhecer, e vida é harmonia e saúde. Em outra página afirma: “teus frutos hão de provar o que compreender Deus traz ao homem” (p. 496).

.o0o.

Um comentário: