sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Um princípio no universo

Harmonia visível no globo terrestre obedece a um governo que rege a harmonia

A harmonia no universo é algo que observamos por todos os cantos, do infinitésimo ao infinito. Pode-se ver também, aqui e ali, momentos e/ou eventos desarmoniosos que muitas vezes nos chamam a atenção ou nos assustam.  Mas a harmonia é predominante. Esta existe porque há um principio harmonioso que rege o universo, ao passo que desarmonias momentâneas e locais não têm princípio, elas são caóticas, ou seja, não tem lei que as governe.

UM PRINCIPIO GOVERNANTE. Ele garante a presença de harmonia na natureza, na flora, na fauna, no ar , no mar, na luz, na música, nas artes. A lista seria imensa, da qual certamente faria parte o homem, tanto o físico quanto o espiritual. O homem espiritual sabe da harmonia pois convive com o Criador e partilha de qualidades espirituais tais como o amor, a inteligência, a sabedoria, a sensibilidade artística, e assim por diante. O homem físico é o que vê a harmonia no mundo e no universo e, orientado pela inteligência, percebe que a harmonia visível tem uma causa que a gera e um princípio que a rege.

A complexidade de um organismo vivo em suas funções orgânicas é algo fascinante quando visto e examinado com ampliações. Cada detalhe é uma perfeição e um encadeamento funcional. As células organizadas fazem seu trabalho, executam sua função a todo momento e em toda parte, independente da ação do homem. E a variedade de corpos físicos? Homens, animais, plantas, todos diferentes mas com funções orgânicas harmoniosamente desencadeadas. Se pararmos para pensar como isso é possível chegaríamos à conclusão de que só uma sabedoria infinita seria capaz de criar tal maravilha. Concluiríamos também que uma só é a Mente criadora pois as semelhanças da harmonia perfeita entre os diversos corpos vivos em funções análogas é algo extraordinário. A matéria molecular não dispunha nem dispõe de tal inteligência para organizar-se de forma tão harmônica.

A presença dessa perfeição minuciosa em todos os seres vivos nos faz ver que o Principio criador é um só. O relato de Gênesis, capítulo 1, conclui com a célebre frase: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (vers. 31). Perfeição em tudo era a vontade do Criador, o Princípio divino da criação. A flora, a fauna, o homem participam dessa perfeição e gozam da ação protetora desse Princípio pois o Criador cuida de Sua criação e a protege. Amigo leitor consulte seu coração para ver se encontra essa verdade em seu ser. Não existe maior alegria do que descobrir que somos participantes da criação de um ser infinito que é todo-Amor.

.o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário