sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

“Fica-te comigo...”

A mensagem divina é dirigida ao pensamento atento; é a presença iminente de Deus, repleta de bênçãos.

Quando Deus dá uma resposta a nossas orações, Ele o faz com clareza; quero dizer com clareza no pensamento, pois às vezes não conseguimos pôr em palavras a mensagem divina.

Certo dia tive certeza disso. Havia algum tempo vinha sofrendo de uma idéia fixa num certo tipo de problema físico, mas sempre persisti em dirigir meu pensamento a Deus na busca da solução. Tenho hábito, de iniciar o dia dirigindo meu pensamento com gratidão ao Pai-Mãe, divino.

Certa manhã, ao despertar e sentar na beira da cama pronto para orar, ocorreu-me um lamurio: “Pai eu me sinto acossado.” A resposta veio logo: “Fica-te Comigo e nada te alcançará.” Esta disposição espiritual era o que eu precisava ouvir. O passo seguinte era perseverar e ater-me a isso. Manter meu pensamento ocupado com a mensagem divina até ela ser o único pensamento em minha mente. 
        
Analisando a mensagem angelical descrita acima, vejo que há dois aspectos diferenciados. Primeiro, o Pai me aconselha a ficar com Ele, ou seja, ter consciência da presença dEle: eu com Ele e Ele comigo. É a parte fundamental da mensagem e fala para você como falou para mim. Essa consciência de nossa união com Deus é um ponto central no Cristianismo científico e é responsável pela miríade de experiências de cura espiritual entre a humanidade desde que Jesus Cristo aqui andou conosco.

O outro aspecto é a promessa de bênção do Pai. É como se Deus dissesse: “Ao meu lado não tens nenhum mal a temer, pois a doença não entra no Meu reino”. Nossa confiança do tipo infantil nessa promessa—fé pura e absoluta―traz suprimento de todo bem ao nosso viver: saúde, suprimento, alegria e felicidade.

Quando se lê atentamente o Salmo 91 percebe-se que o mesmo está recheado com os dois aspectos mencionados. Os versículos 1 e 2 resumem a consciência da presença de Deus: “habitar no esconderijo do Altíssimo”. Os versículos 3 a 8 são promessas divinas de proteção: “Tu não serás atingido”. Versículo 9 afirma a presença de Deus: “Fizeste do Altíssimo tua morada”. De 10 a 13 há novas promessas de proteção: “Nenhum mal te sucederá”. No versículo 14 a afirmação da presença de Deus é feita por Ele: “Porque a Mim se apegou com amor”, e nos versículos 15 e 16 promessas do sustento divino e livramento de problemas: “Lhe mostrarei a minha salvação” . O estado mental de “ficar com Deus” é como um despertar para a verdade de nosso ser. É nesse estado de consciência espiritualizada que as promessas divinas se realizam e depois vêm a manifestar-se no corpo e na vida humana.

No meu caso, havia mais uma lição a ser aprendida e nisso estou me empenhando. Refiro-me ao que Mary Baker Eddy expôs claramente em sua obra máxima: “Estar presente ‘com o Senhor’ é ter, não mero êxtase ou fé emocional, mas sim demonstrar e compreender verdadeiramente a Vida como a Ciência Cristã a revela. Estar ‘com o Senhor’ é obedecer à lei de Deus, é ser inteiramente governado pelo Amor divino—pelo Espírito, não pela matéria” (Ciência e Saúde,pag. 14).

A parte importante da mensagem que ouvi estava no começo: “Fica comigo”. Este era o detalhe que eu estivera esquecendo ou negligenciando. O fato de que os homens―também mulheres e crianças―estão sempre com o Pai-Mãe não podia, nem pode, nem poderá ser modificado por nada, nem ninguém pois o mal não tem inteligência, nem poder para desfazer uma verdade divina. A consciência do fato de que Deus o homem estão unidos é um dos marcos do ensinamento de Cristo Jesus, que devemos emular em nossa vida e em nossos atos: “Eu e o Pai somos um” (João 10: 30).

-o0o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário