quarta-feira, 1 de agosto de 2018

PURA ORAÇÃO


‘Pura oração’ é oração eficaz

Diz o relato bíblico que Jesus passava noites orando a Deus, no alto de algum monte, a sós com sua consciência—fechado em ‘seu quarto’ interior.

O prezado leitor já tentou passar uma noite em oração? Que tipo de oração nos ocorre? Que tipo de oração ocorria ao Mestre Cristão? Ele se recolhia por necessidade própria; e suas orações, com certeza, não eram repetições e repetições de algum texto (dos Salmos, por exemplo, que ele conhecia muito bem). Cristo Jesus orava em defesa de seu ministério de trazer aos homens uma visão mais espiritual da existência do homem como imagem e semelhança do Deus criador do universo. Em suas orações despejava seu pensamento para retempera-lo com espiritualidade.

         No Jardim de Getsêmani, pouco antes de ser preso, o evangelho relata como Jesus orava. Falava baixinho, de si para si mesmo. Seus discípulos ali perto, não o ouviram, nem entenderam o sagrado e grave momento do qual participavam. “Pegaram no sono!” Como vieram as palavras de Jesus a serem registradas no evangelho se ninguém ouviu o que ele disse? (.....) Para mim é um mistério. Ou Jesus contou aos discípulos, ou eles inventaram (e neste caso o registro bíblico perde em valor espiritual).

         Naquela noite no horto, o Mestre estava diante de um dilema que o atormentou humanamente: ‘Será que seus ensinamentos e realizações seriam suficientes para fazer os homens reconhecerem a nova visão da ordem celestial que ele demonstrou de modo prático entre o povo, enquanto pregava o novo evangelho e enquanto era sacrificado na cruz?’ Sua oração:
“Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu    quero e sim como tu queres” (Mat. 26:39),
demonstra que a natureza divina estava sempre em primeiro plano na sua consciência; e foi o que ensinou na oração do Senhor (‘Faça-se a Tua vontade’). Ele sempre ensinava pelo exemplo.

         Quando Jesus retornava de suas seções particulares de oração durante a noite, ele voltava cheio de graça. Multidões vinham ao seu encontro trazendo seus doentes para serem curados. Como sabiam que ele os curaria? A espiritualidade e graça de que estava tomado, se externava visível e sensivelmente. Deve ter sido algo fantasticamente maravilhoso de se ver! Todo esse quadro emoldurado pela cena humana mostrando um estado da perfeição do existir, era fruto da ‘pura oração’ que o Mestre exercitava.

         Eu chamo de ‘pura oração’ a oração que fazemos com total imersão no senso espiritual de seu conteúdo. É uma oração silenciosa. Nenhum pensamento estranho ao conteúdo da oração é permitido permanecer. Em havendo uma intromissão de pensamento indesejado, este logo é estancado e posto de lado. Como base para a Pura Oração (P.O.) podemos tomar algum texto bíblico que saibamos de cor; por exemplo, Salmo 23 ou 91, ou a “Exposição Científica Relativa ao Existir”, de Mary Baker Eddy (ver CeS, p. 468). A própria Lição Bíblica pode ser usada na P.O.  
  
Eddy exemplifica com o Pai-Nosso:
    “Só à medida que nos elevamos acima de tudo aquilo que se fundamenta nos   sentidos materiais e acima de todo pecado, podemos alcançar a aspiração celestial e a consciência espiritual indicada na Oração do Senhor, e que instantaneamente cura os doentes(CeS, p. 16).

A pureza mental e a cordial (da mente e do coração) é a condição para se realizar a ‘pura oração’, não importando as palavras da oração usadas pelo orador. Na verdade, a ‘pura oração” é uma atividade mental ligada à Ciência divina, a qual é desenvolvida no reino das ideias. A ‘pura oração’ está intimamente ligada aos ingredientes espirituais da oração eficaz que a Sra. Eddy expõe no capítulo primeiro do livro texto: “fé absoluta em Deus, compreensão espiritual e amor abnegado” (ver CeS, p.1).

O Cristianismo, como Jesus nô-lo legou, é uma religião de práticas e demonstrações daquilo que professamos verbalmente. A ‘pura oração’ tem um lugar fundamental nesse universo de ideias e ideais. Sem ela, nossas orações soariam como palavras ao vento, ainda que ditas com tom coletivo.   
.-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário