domingo, 5 de agosto de 2018

Mergulhe sem medo ...


Mergulhar em águas pode ter analogia com ato espiritual

Nos dias de verão e calor intenso é muito fácil desejar dar um pulo numa piscina para dar um refresco ao corpo. Outros preferem a orla do mar ou lago para um mergulho refrescante. Um amigo de Dresden, Alemanha, queixou-se do calor que ora se faz sentir na região europeia. Ele e o filho não param de procurar lugar para dar mergulho. Ele que já foi salva-vidas conhece bem a arte e o prazer de mergulhar em águas convidativas.

         Comentou ele que ao entrar na água, ela ocupa todo o espaço ao nosso redor. Na água não há ar seco e quente, apenas água que nos molha e refresca. Ninguém tentaria impedir que a água ocupasse o lugar que nos envolve, pois essa tentativa fracassaria totalmente. E é tão bom sentir o contato da água com o corpo; isso nos dá alegria e felicidade e sensação de bem-estar.

         Esse amigo tem uma mente muito voltada para coisas espirituais, e no embalo do tema, comentou que o mergulhar na água e ser rodeado totalmente por ela sem que nada possa impedir, ele assemelhou a um ‘mergulho’ em oração na consciência da  presença de Deus. Então somos rodeados e tocados por essa presença infinita (que os olhos não veem) mas que podemos perceber como um inexplicável sentimento de bem-estar, de alegria, de saúde, de que tudo está OK. Assim como ficamos molhados ao entrar na água, assim ficamos inspirados ao mergulhar na oração ao  amoroso Pai-Mãe. É um contato íntimo e forte, prazeroso e salutar. Sentimos isso ao nosso redor por todos os lados.

         Mergulhar na consciência do Divino é saber-se rodeado das qualidades divinas e impulsionado a agir de acordo com elas. É como entrar na água e ficar totalmente molhado. A Bíblia nos fala dos atributos de Deus e cita: a Vida, a Verdade, o Amor, o Espírito. Então, mergulhados na oração e na Mente podemos sentir-nos rodeados de Vida, de Verdade e de Amor, todos ligados ao Espírito infinito que ocupa todo o espaço. Podemos sentir-nos intimamente ligados a esses atributos que se manifestam com o bem em nossa vida; o bem que inclui saúde e alegria, força e sabedoria, pureza e amabilidade, renovação e vigor.

         A Bíblia fala em muitas instâncias na questão da água, entre as quais está no suprimento que os pescadores podem achar ao lançarem suas redes. Quando mergulhamos nesse mar da Mente que supre nossas necessidades, cessam todas as preocupações, solucionam-se todos os problemas, vai-se a tristeza e fica a satisfação e a felicidade. Assim como não podemos mergulhar em águas rasas, também nas águas da Mente não devemos buscar águas rasas, que simbolizam nossa posição de aceitação de opostos em nossas vidas. MBEddy aborda a questão da seguinte forma:
“Não podemos sondar a natureza e a qualidade da criação de Deus, mergulhando nas águas rasas das crenças mortais” (CeS, p.262).

 Em nossas orações devemos tomar esse cuidado de não “mergulhar em águas rasas” que não tenham profundidade nem espiritualidade.

         Assim como não podemos impedir que água nos molhe quando mergulhamos numa piscina, assim, quando mergulhamos na oração da Mente nada pode impedir que as energias divinas do Espírito Santo, da Vida eterna sejam em nós manifestadas, sem depender do corpo físico. Quando mergulhamos no Amor divino, somos tocados por todos os lados por essas qualidades, e incluimos a todos com elas. Quando mergulhamos na Vida eterna perdemos a noção da vida limitada dos sentidos. Quando mergulhamos na Verdade infinita perdemos a noção dos pseudo fatos da existência material. Quando mergulhamos no Espírito absoluto, a consciência da matéria se esvai como uma névoa. Quando mergulhamos na Mente infinita temos consciência apenas dos fatos imortais da criação divina.

         Eddy também  compara o batismo como “imersão no Espírito” (CeS, p. 581), e sabemos agora que nessa imersão ou mergulho somos tocados por todos os lados com as qualidades do Espírito e, que nada e ninguém pode nos separar desse contato benfazejo, assim como nada e ninguém pode impedir que o Espírito, o Bem nos, “molhe” e manifeste em nós Suas aptidões.

         Então amigos! Vamos dar ‘aquele’ mergulho?
.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário