terça-feira, 28 de agosto de 2018

O desabrochar da alma


A ALMA nos ilumina a sensibilidade para o bem, para as coisas belas que a natureza nos oferece e que a insensibilidade da mente humana não percebe.

         Estava um poeta passeando por entre cerejeiras sem flor. Dirigiu-se a uma delas: “Fala-me sobre Deus!”, e, sem palavras ela, floresceu”.  É assim que a natureza nos fala sobre o Criador, mostrando flores, frutos, alimento para os pássaros, aroma para o olfato, sombra e abrigo ao viandante.

         Esse diálogo do poeta com a árvore me comove desde quando a li pela primeira vez. Acho que é isso que faz a alma individual desabrochar. Ou melhor, isso é o desabrochar da ALMA; a abertura de nosso sentimento para as belezas da natureza, que incansavelmente nos mostram o grande amor do Criador. Assim, de ALMA aberta podemos agradecer de termos sido colocados nesse jardim natural. Será que o Éden era assim?

         Mas há muitas coisas feias, diriam alguns. Sim, há para as mentes frias e feias que não sabem apreciar o belo. Na verdade, o que o Criador faz é belo e duradouro, alegre e feliz. Essas qualidades podemos ver expressadas por toda parte, basta que “olhemos” com a ALMA. Elas estão aí, bem na nossa frente, esperando nossa atenção. A natureza responde aos estímulos que recebe dos filhos do Criador.

         Uma mulher que cuide de flores com amor, recebe a resposta diretamente em beleza. Um viticultor que trate com amor suas plantas recebe a resposta em frutos vigorosos e abundantes. Um pecuarista que trate dos animais com humanidade recebe o reconhecimento deles em suavidade.

         A máxima da Criação: “a natureza nos olha, tal como a olhamos”. Quando sabemos que o homem da Criação divina é: belo, forte, livre, puro e são, podemos saber o mesmo da natureza ao nosso redor: É bela, forte, livre, pura e sã.

O. Trentini
28.8.18
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário