quarta-feira, 26 de março de 2014

A SEMANA DA ÁGUA - REFLEXÕES

Olho pela janela vejo  gotas de água caindo.
Olho para o rio e vejo a água correndo.
Olho para a torneira aberta e vejo água pura saindo.
Olho para a vastidão do mar e vejo ondas em águas sem fim brincando.

Quando tenho sede abro a torneira. Quando espero bênção do céu, agradeço a chuva. Quando quero pescar vou ao rio. Quando quero sentir liberdade na alma vou para a beira do mar. Quando preciso purificar-me a carne, vou para o chuveiro ou para um batismo. Quando preciso absorver a grandiosidade do universo olho para o céu. E a água? A água nas nuvens às vezes me atrapalha a visão do universo; mas isso é passageiro!

Qualquer necessidade humana, seja ela física ou espiritual, é satisfeita por algo que contém água. A própria companhia de semelhantes e familiares contém 97% de água... Para preparar alimentos preciso de água; para manter um lar limpo preciso de água;  para me locomover com o automóvel preciso de água, no radiador; para as plantas poderem crescer precisam de água; para os animais se manterem vivos precisam de água; para construir minha casa preciso de água, na argamassa...

Às vezes me parece que só valorizamos a água quando ela falta nas torneiras porque estão arrumando os canos que romperam; quando o rio está baixo por falta de chuva e por falta de proteção das nascentes; quando os rios e os mares foram poluídos pela desmesurada atitude de neles lançar nosso lixo.

Se quase todas as necessidades dos homens precisam de água para satisfazê-las, por que ainda tem tanta gente que desperdiça o precioso líquido? Por que ainda tem tanta gente que teima em jogar resíduos  de esgoto e lixo nas águas do rio? Por que tanta gente ainda não faz coleta da rica água da chuva para suas necessidades?

Somos devedores à água, há milênios, pela nossa sobrevivência neste planeta tão vilipendiado...
Ovidio Trentini

Pres. da ARPA FIUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário