segunda-feira, 28 de maio de 2018

Realização imediata


Edição Agosto 25, 1945,  Christian Science Sentinel

Uma demora entre um bom propósito e sua realização é comum na experiência humana. Mas para a Mente pura não há demora. A Mente que é Tudo dá a todo bom propósito imediata realização. A onipotência, onipresença e oniação da Mente garante isso.

A demora na realização resulta da crença dos mortais de que estejam atrapalhados pela falta de conhecimento, falta de recursos, por forças físicas, por circunstâncias ou pessoas opostas. Esses argumentos asseveram que a demora e a frustração intervêm para perturbar a realização do que a inteligência absoluta diz que deveria e poderia ser feita sem demora.
O progresso humano tem diminuído a demora no transporte e na comunicação. Métodos incrementados de manufatura estão reduzindo o tempo necessário para a fabricação do que precisamos. A geofísica está diminuindo a demora na localização de minerais da terra. Há relatórios que indicam que o preparo de alimentação será grandemente reduzido por meio de dispositivos eletrônicos. Um bife cozinhará em 3 minutos; um bolo em 2; ovos ferverão num piscar de olhos. Num lar o pó será rapidamente removido por equipamentos magnéticos. Por que não fizemos essas coisas antes? Só porque o pensamento humano não entendia que as forças estão aqui para aproximar os propósitos e as realizações.
Quando Jesus andou pela terra os transportes e as comunicações eram lentos. Levava muito tempo para cobrir distâncias maiores. Mas o Mestre compreendia e usava as forças espirituais da Mente onipotente, desconhecida pelos seus pares, para trazer a imediata realização ao bom propósito. Quando era do propósito de Deus para que ele estivesse num certo lugar: “imediatamente o barco chegou onde estavam para ir.” Ele sabia que a onipotência da Mente, com a qual o homem é uno, não pode ser atrasada pela matéria sem mente na realização de seu inequívoco propósito.
Quando era correto que ele soubesse o que outros pensavam a fim de ajuda-los, a Mente prontamente lhe informava. Que direito tinha a matéria negativa de injetar obstruções e demoras entre um propósito inteligente e sua realização? Jesus compreendia que quando a Mente fala, seu propósito é imediatamente realizado.
M. B. Eddy via claramente essa verdade e a aplicava, como Jesus, na cura dos doentes. Ela requeria que os cientistas cristãos trabalhassem, e esperassem confiantemente, por curas instantâneas. Referindo-se ao Mestre ela escreveu (Escritos Miscelâneos, p. 200): “Foi a consumada naturalidade da Verdade na mente de Jesus, que tornava sua cura fácil e instantânea.” Jesus compreendia tão claramente o irrestrito propósito de Deus para que o homem fosse saudável, bem como a natural e imediata realização desse propósito,  que “imediatamente seus olhos se abriram”, “imediatamente a febre a deixou”, “imediatamente seus ouvidos se abriram, e soltou-se o empecilho de sua língua”, “ela imediatamente se endireitou”,  e imediatamente as multidões eram servidas.
Que percebamos mais compreensivamente a ação imediata da onipotência de Deus e a já existente supremacia de Sua lei! O poder e a presença de Deus não estarão mais presentes daqui uma semana, um ano ou um século do que estão hoje. Seu amor por Seu reflexo, o homem, e Seu exclusivo controle de Sua imagem, são agora. O tempo não irá aumentar o poder de Deus, nem incrementar a eficiência de Seu amor salvador.
Em CeS (p. 39) Eddy diz: “ ‘Eis agora’, exclamou o apóstolo, ‘o tempo ... oportuno, eis, agora, o dia da salvação’—querendo dizer, não que agora os homens tenham de se preparar para a salvação, a segurança, em um mundo futuro, mas que agora é o momento de vivenciar essa salvação em espírito e em vida. Agora é a hora de desaparecer aquilo que se chamam dores e prazeres materiais, pois ambos são irreais, porque impossíveis na Ciência.” Essas verdades, uma vez compreendidas, ofuscarão em nossos corações o mito da demora, produzido pela ignorância e pelo medo. A demora não está fora de nós, mas é uma crença em nós que precisa ser excluída de nós com ajuda de Deus e Seu Cristo.
O senso de demora na realização correta procede da crença em uma mente material e homem mortal, e este cercado de limitações. Essa mente talvez argumente que a saúde é algo bom, mas não a temos agora. Ela diz que a doença tem de seguir seu curso, e então ficarás bem, ou depois de algum tempo talvez te sintas melhor. Um objetivo digno talvez mereça nosso esforço, mas sua realização é incerta. Pode haver uma longa demora.
A influência de um mentiroso é nula, se ninguém acredita nas suas mentiras. A mentira da mente mortal negativa de que deva haver uma demora antes que o homem possa ser saudável, impecável, harmonioso e exitoso, temos que recusar-nos a acreditar, por meio de nossa compreensão de Deus e do homem. A razão é que a inteligência, a Mente, é onipotente agora. Seus propósitos são espontaneamente aplicados agora pela lei espiritual: “... ninguém pode deter sua mão nem dizer: ‘Que fazes?’ ”
É pelo senso espiritual, não o material, que encontramos a presença, o poder e o controle da Mente, que é nossa Vida, nossa Alma, nosso Tudo. Por meio do senso espiritual, o senso da Mente, nos tornamos gradativamente conscientes de nossa união com o bem onipresente e nosso lugar em seu universo. Percebemos que continuamente nossa causa supremamente inteligente e amorosa está propiciando (causando), sem frustração ou demora, tudo o que pertence naturalmente ao representante de Deus.
Devemos entender quão natural é para as forças da Verdade produzir saúde hoje; quão correto é gozar agora de total libertação do pecado; quão científico é que a demora seja separada de todo bom propósito. A Mente é eternamente superior à demora. Assim é também o homem. Na Mente e sua representação, o propósito e a realização andam juntos. 
Paul Stark Seeley
.o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário