quarta-feira, 30 de maio de 2018

Governado por Deus


O Mestre Cristão mostrou em seu ministério o que acontece quando Deus governa as ações do homem.

         Quem ler nas Escrituras os feitos de Jesus Cristo com atenção ao tópico do título, perceberá que ele sempre demonstrou e deixou claro que suas obras eram feitos de Seu Pai:
O Pai que permanece em mim faz as suas obras” (João 10:36) e “ Eu faço sempre o que Lhe agrada” (João 8:29).

         Ele também ensinou que:
              “Aquele que crer em mim, fará também as obras que eu faço” (João14:12).

         Se queremos emular as obras do querido Mestre, temos que usar a mesma linha-base que ele empregou: Deus, o Espírito, a Mente, a Vida, a Verdade e o Amor absolutos e infinitos, inigualáveis, na eternidade e infinidade. Eu disse: “Se queremos”, mas tenho a intenção de alertar a todo cristão que esse é um dever de fé em nossa religião. O Cristianismo que ele nos legou tem no seu âmago uma ciência a ser compreendida e praticada por todos que desejam seguir-lhe os passos. Para isso somos cristãos, não é mesmo?
         O resultado de uma vida dedicada em manter erguido o estandarte da superioridade do Espírito sobre a matéria é relatado extensivamente na Bíblia, o livro básico de nossa fé cristã. Lê-se nos evangelhos as obras que Jesus fazia. E não raro o relato menciona o caso de multidões que vinham a ele para serem curadas, e eram! Há, também relatos de cura específicos de toda sorte de enfermidade ou problema físico, ou moral e psíquico, e até de morte. Algumas vezes o mal é citado como um “espírito maligno”, quando a sociedade ainda não tinha nome para aquele problema. Vê-se nos relatos bíblicos que as curas eram todas instantâneas. Com tantas pessoas curadas, não era de admirar que ele fosse seguido pelas multidões.
         Mas não era só Jesus quem fazia essas obras. Seus discípulos aprenderam o ofício e também realizaram muitas idênticas, prova de que haviam assimilado o ensinamento do Mestre, retratado no versículo do evangelho de João, citado acima. Poder-se-ia levantar a questão de como, com que, ou por que os discípulos faziam as obras semelhantes ao Mestre. Eles realizaram obras no seu afã de difundir os ensinamentos de Jesus Cristo por toda a humanidade de sua época. E suas obras conquistaram muitos adeptos para a igreja.

Até cerca de 300 anos após o ministério de Jesus, os cristãos ainda realizavam demonstrações práticas de sua fé. Depois disso, essa prática perdeu sua força e presença entre as populações de crentes cristãos. Eu me pergunto: Por que? Penso que uma resposta se encontra num dos escritos de Mary Baker Eddy (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, [1875]):
“Deus curará o doente por intermédio do homem, sempre que o homem for governado por Deus” (p. 495).

         Sempre que o homem [é] governado por Deus” me parece ser a resposta para o desaparecimento da cura espiritual dentro do movimento cristão. É possível faze-lo retornar? Ele já retornou! Com o advento da Ciência do Cristianismo (instituída em 1866), a cura espiritual de males físicos e outros reviveu entre os cristãos, sendo hoje largamente praticada por cristãos científicos em todo o mundo. E os frutos quais são? Curas, as mais variadas, de toda espécie de problema: doenças, suprimento, relacionamento, tristeza, e até casos de falecimentos. Várias denominações estão aplicando mais recentemente o Cristianismo na busca de soluções de problemas pessoais, e obtendo resultados.

No relato bíblico lemos que entre seus ensinamentos o Mestre afirmou:
“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber ...vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós ... O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João 14:16, 17, 26).

         Está bem claro nessa passagem que Deus não enviará uma personalidade para nos “ensinar todas as coisas”. Devemos esperar um “Espírito da verdade”, um mensageiro impessoal e universal, que irá falar a todos em todos os lugares. Quem lhe der ouvidos aprenderá a regra de cura que o Mestre deixou demonstrada. Quanto antes o mundo cristão aprender com o “Consolador”, tanto antes a humanidade usufruirá dos benefícios da ação harmonizante do poder espiritual na vida das pessoas.  

O pensamento humano desatento poderia levantar a questão: “E o autogoverno onde fica?” O autogoverno, de interesse humano, é um conceito que tende a desviar de Deus a atenção, fato que rouba ao homem a capacidade de realização na esfera espiritual. A pressão promovida pela vontade humana na consciência do homem, tem de ser reprimida quando almejamos seguir a orientação da Mente divina. A tal “força de vontade” humana é um empecilho no trato de assuntos espirituais. Até na oração para recuperação de enfermos ela atrapalha mais do que ajuda. É oportuno lembrar o que Mary Baker Eddy escreveu:
“Deus dotou o homem com direitos inalienáveis, entre os quais estão o governo de si mesmo, a razão e a consciência” (CeS, p. 106).

      O autogoverno visto sob esta ótica, não escapa do governo de Deus; e sob este governo tudo é harmonia. Com esse apoio em mente, o homem atua tranquilamente entre seus pares, produzindo sempre harmonia, satisfação, realização profissional e social. Nessa condição de governado de Deus, o homem ultrapassa suas aptidões e capacidades, sendo capaz de surpreender seu círculo de relações.

      Mas que não se engane quanto à origem de suas capacidades. É Eddy quem esclarece:
“O homem só é corretamente governado por si mesmo, quando bem guiado e governado por seu Criador ...” (CeS, idem)

      O segredo está em aprender a deixar-se governar pelo Pai Supremo. Aliás, segredo não é mais!

Ovidio Trentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário