quinta-feira, 20 de junho de 2019

EVANGELIZAR O “EGO” (CeS, p. 254).


Dá mais trabalho do que se pode imaginar!

         Quem leva a cabo tal evangelização? é o que me perguntava. Cada indivíduo faz sua parte, ou outros o fazem por ele? Podem outros faze-lo por nós, sem nosso consentimento? Essa evangelização indica a vinculação da pessoa a alguma organização religiosa?

         Para entender as perguntas e tentar responde-las, fui buscar a definição do verbete num dicionário. Encontrei: ‘tornar favorável, ou em conformidade, com o evangelho’. O Mestre JC ao pregar evangelizava as pessoas, e elas gostavam do que ouviam e viam. Viam pessoas serem curadas e espíritos imundos serem expulsos, e atribuíam esse façanha à autoridade de uma “nova doutrina”.

         O ‘ego’ aparece na conversa e atuação da individualidade na vivência das pessoas, com maior ou menor intensidade. As duas formas mais comuns até receberam definições diferenciadas, pois graficamente são termos parecidos: egotismo e egoísmo
Egotismo = sentimento exagerado da própria personalidade; ‘eu’ e mais ninguém; senso de rei.
Egoísmo = amor-próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar só para seus interesses, com desprezo aos alheios; amor próprio possessivo.

         Para evangelizar o ‘ego’ ou ‘eu’ a pessoa necessita demonstrar muita humildade, pois o processo irá requerer a disposição de abandonar certas práticas, ou conceitos e até preconceitos que parecem normais ou próprios de cada pessoa. Mas pelas definições vistas acima, o processo de cunho moral, e espiritual, é sumamente necessário para o convívio harmonioso das pessoas. Os Dez Mandamentos mosaicos têm na segunda parte 5 ordens de natureza humana visando o convício harmonioso das pessoas. Ao cristão sério e sincero no obedecer os Mandamentos não é difícil dar andamento ao processo de purificação do seu ‘ego’. Nos dez Mandamentos está o melhor resumo de ação para evangelizar o ‘ego’. A evangelização do ‘ego’ é a melhor arma para combater o egoísmo e egotismo, em si mesmo!

         MBEddy dá um ótimo conselho a quem sinceramente esteja buscando essa purificação. Diz ela:
“Conhece-te a ti mesmo, e Deus te dará a sabedoria e a ocasião para teres a vitória sobre o mal(CeS, p. 254).  

         Vê-se que a iniciativa não depende de ninguém mais do que o interessado. O segredo está no ‘conhecimento de si mesmo’, que não deve estar baseado na materialidade, ou aptidões do complexo físico. A melhor base está descrita no Gênesis, no relato da criação:
‘Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou(Gên. 1:27).

         Este é o ponto-base do entendimento de nosso ‘ego’: a imagem de Deus. No Glossário do livro Ciência e Saúde MBEddy dá sua versão do que seria a definição de “Eu ou Ego” sob a ótica puramente espiritual: “O único Eu(p. 588). Quando reconhecemos que esse único Ego é nosso Pai, estaremos nos aproximando da natureza infinita da criação divina.

         Certa feita alguém me comentou que Deus poderia ser tido como ‘egotista’ porque na Bíblia Ele se proclama único, ‘e não há outro’. Expliquei-lhe que o termo ‘egotista’ é pejorativo e de modo algum se aplica ou pode ser aplicado à Divindade. Deus é único e santo; ponto final!

         Quando nos unimos em pensamento a esse ser Único e Santo, estaremos purificando nosso ser, e teremos nosso eu evangelizado da melhor maneira possível! Podemos tranquilamente dizer: AMÉM,  Assim seja!
.o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário