quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A Maravilhosa Unidade Gerada pela Graça Divina


“Eu, e o Pai, somos um!

        O homem criado pelo Deus universal, incorpora a unidade e universalidade (infinidade) da natureza divina: “Criou Deus, pois, ao homem à sua imagem [e semelhança], à imagem de Deus o criou” (Gên. 1:27). Este é um fato espiritual que os homens bem fariam em honrar e venerar.
         Eis a maravilhosa unidade da criação divina com Seu Criador:
É a Vida e sua manifestação;
É a Verdade e sua expressão;
É o Espírito e sua semelhança;
É o Amor e sua imagem;
É a Alma e sua representação;
É a Mente e sua ideia;
É o Princípio e seu reflexo;
          Todas as qualidades divinas num só ser, numa só criação, num só lugar e tempo: aqui e agora. Todos os seres da criação participando, e expressando beleza, força, liberdade, pureza e saúde.  
Com essa consciência o homem expressa as qualidades advindas de Deus, e goza de saúde, liberdade, santidade, força, inteligência, fraternidade, capacidade decisória, amplitude mental. Com essa consciência o homem se aproxima das qualidades crísticas que deram a Jesus a capacidade além-de-humana para demonstrar domínio sobre tempo, sobre leis materiais, sobre escassez, sobre doenças, pecado, morte. Mas ele disse que podemos fazer as mesmas obras, com a condição: “Aqueles que crêem em mim”! (João 14:12). Essa condição está radicada na consciência do Espírito infinito, o Bem, como o Mestre expressava. Humanamente é difícil crer que alguém possa realizar aquelas obras descritas na Bíblia. Mas, pelo fato do Mestre ter afirmado tal possibilidade, temos que crer e buscar realiza-las. Ocorre que, humanamente, ou seja, com base nas capacidades meramente humanas, tais obras são realmente impossíveis de realizar. Por isso a crença humana as denomina ‘milagres’, ou seja, realizações inacreditáveis, contrárias a qualquer tipo de lei de domínio humano. Mas para Deus isso não é assim!
O elemento aglutinador dessa unidade é a Graça divina. O Pai por Sua graça e amor não nos repele de Sua presença. Na verdade, Ele tem prazer nessa aproximação. Só por vontade humana tal unidade não se concretiza.               Gosto de pensar e cantarolar “Amazing Grace”, um hino inspirado e inspirador conhecido mundialmente. Como não sei a letra, acompanho a melodia com algumas ideias como as que compartilho nesta crônica. Isso me proporciona uma indizível calma e harmonia. Também gosto de destacar a graça divina na oração o Pai-Nosso. Chamo-a de Maravilhosa Graça Divina. Ela é fonte/causa de sermos preservados, supridos, protegidos, inspirados, sanados. Nossa unidade com o Pai nos faz perceber a presença dessas dádivas. Elas vêm por sua Graça e são profusamente expostas na Oração do Senhor. Vejamos em cada frase como a Graça divina atua:
-A Graça preenche a infinidade dos céus;
-A Graça é pura santidade;
-A Graça está em todo o reino de Deus;
-A Graça é a vontade de Deus;
-A Graça nos supre as necessidades diárias;
-A Graça nos perdoa; exemplo para nós;
-A Graça nos protege de tentações e males:
-A Graça acompanha supremacia Divina.
Uma consciência desse quilate espiritual não pode deixar de elevar-nos a fé e a compreensão espiritual. Essa elevação é o grande agente impulsor da graça divina visível em nossa vida. O Mestre CJ, os apóstolos e também M.B.Eddy são exemplos percebidos pela humanidade do que a elevação espiritual pode fazer para as pessoas. São luminares a serem seguidos e imitados em nossas vidas, tanto para nosso bem, como para o bem da humanidade.   
Estar na presença de Deus é um fato, uma verdade, que não pode ser alterado. A presença de Deus, preenchendo todos os espaços, inunda o universo das qualidades divinas: perfeição, harmonia, alegria, saúde, inteligência, sabedoria, força, e assim por diante.
Na medida em que preenchemos nossa consciência com tais verdades, vê-las-emos em todo lugar, a todo momento, envolvendo a todos e a tudo. Tal consciência orienta nossa vida para o bem de todos, e nos ajuda a superar limitações e desafios do senso material. Tal consciência nos diz que estamos mergulhados/inundados no Espírito, e com isso vamos gozar dessa presença e poder a todo momento e em todo lugar. Não teremos noção do mal—qualquer que seja!
          Na presença da luz somos iluminados (tocados, cercados...); na presença da Vida somos cercados pelas manifestações da Vida em harmonia e perfeição.
.o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário