domingo, 10 de janeiro de 2016

Uma fresta deixa ver uma paisagem

Fresta em nosso pensamento conturbado, também deixa passar luz

Para quem gosta de apreciar as belezas dos céus, não raro se depara com situações inspiradoras. Aconteceu comigo recentemente. De manhã cedo, olhei o céu que estava encoberto de nuvens que prometiam chuvas iminentes. Em meio a esse lençol de nuvens havia para o lado leste uma fresta que permitia a entrada de uma réstia de luz do sol no cenário do dia. Lembrei-me de um dito popular pertinente: “uma fresta deixa ver uma paisagem”.

Não foi difícil transpor a cena para uma situação psicológica. Nosso pensamento se parece muitas vezes como um colchão de nuvens a obliterar a visão direta da luz. Basta uma fresta nesse ambiente enuviado para que a luz da Verdade da presença do bem nos ilumine o ambiente mental. Essa luz inspira e ilumina todo nosso ser e penetra nosso ser de várias maneiras. Às vezes basta um “cicio tranquilo e suave”, como foi o caso de Elias (ver 1 Reis 19), que se sentia derrubado e perseguido pela rainha de Israel. Estava tão acabrunhado que pediu para si a morte—sentia-se no fundo do poço. As nuvens do remorso pesavam na consciência dele.

Obedecendo à ordem divina, postou-se à entrada da caverna que lhe servia de abrigo. Viu passarem “forças” da natureza (vento, fogo, terremoto), mas percebeu quer o Senhor não estava nessas manifestações de pseudo poder. Até que ouviu

um cicio tranquilo e suave” (I Reis. 19: 12).

Isso lhe abriu o pensamento para a percepção de que nunca estivera fora da presença de Deus. Essa pequena brecha ou fresta em meio à escuridão do medo, remorso, incertezas lhe conferiu o retorno à sua condição de profeta do Senhor, capaz de proezas extraordinárias diante do povo. 

PONTO METAFISICO:
A analogia de uma fresta nas nuvens é um artifício de argumentação, pois, na verdade, a luz do sol nos alcança mesmo estando o céu encoberto. Se assim não fosse, não teríamos o dia que é símbolo da luz infinita sempre presente. Assim também numa consciência humana ainda que obscurecida aparentemente, tem a luz da Verdade e da Vida infinitas transparecendo em algum gesto, alguma palavra que denote a claridade no pensamento. Mary Baker Eddy tem uma colocação interessante:

“Envoltos nas brumas do erro (o erro de se crer que a matéria possa ser inteligente parta o bem ou para o mal), só podemos captar claros vislumbres de Deus [a verdade de nosso ser] quando a neblina [mental] se dissipa, ou se torna tão tênue que percebemos a imagem divina em alguma palavra ou ato que indica a verdadeira ideia—a supremacia e a realidade do bem, a nulidade e a irrealidade do mal” (CeS, p. 205).

Cada um pode esforçar-se por manter sua consciência limpa de materialidade para ser transparente ou translúcida às verdades do ser criado por Deus. Assim a Verdade pode entrar e purificar e iluminar o ambiente mental do homem, o que terá um resultado de harmonização da experiência/vivência do mesmo; de superação de limitações; de realização satisfatória na profissão; de êxito em empreendimentos meritórios; de relacionamento harmonioso na família e na sociedade; de cidadania exemplar entre seus pares.

...oo0oo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário