sábado, 30 de agosto de 2014

“...Eu, hoje, te gerei”

                              Compreensão de ser gerado pelo Pai divino abre novos horizontes

Certa feita tive uma experiência muito gratificante; penso que Cristãos que estudam de longa data as sagradas escrituras também já passaram por algo semelhante.

Para quem estuda há anos a Bíblia e o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras*, de autoria de Mary Baker Eddy, parecia-me ter chegado a um platô onde não haveria mais novidade no estudo. Quando queria orar logo me surgiam na memória alguns marcos básicos: Oração do Senhor com interpretação espiritual (Ciência e Saúde, p.15,16), a exposição científica do existir (idem, p. 468), Salmo 91 ou 23, a Oração Diária (Manual da Igreja), e alguma outra passagem desses dois livros. Todos muito importantes por seu conteúdo espiritual. Mas a repetição dessas passagens parecia isso mesmo: mera repetição.

Dois fatos, mais ou menos recentes, mudaram a direção de minha inclinação. O primeiro se deu quando li uma recente biografia da Sra. Eddy: "Uma vida dedicada à cura". Aprendi que me faltava muita inspiração para chegar ao ponto em que estava essa pesquisadora  no seu trabalho de cura. Também aprendi que temos uma necessidade espiritual de elevar nosso pensamento e mantê-lo elevado, harmonizado e em permanente comunhão com Deus, buscando ouvir o que Ele tem a nos dizer. Isso traz harmonia para nossos afazeres e nosso dia-a-dia, propicia solução de problemas, inclusive, no tocante à cura de males físicos.

O segundo fato ocorreu mais recentemente. No aconchego dos cobertores, antes de dormir, pedi ao Pai-Mãe que me indicasse uma mensagem com uma nova inspiração. A resposta dirigida à minha consciência veio rápida: Eu, hoje, te gerei. O impacto foi suave mas forte, e soou como uma novidade. A frase é uma parte do versículo 7 de Salmos 2, cujo texto integral é: "Tu és meu filho, eu, hoje, te gerei." O texto eu já conhecia, mas a mensagem básica não havia sido elaborada mentalmente.

Comecei, de imediato, a desdobrar a análise e o entendimento da revelação. Cada palavra tem seu significado, importante e profundo. "Eu te gerei", indicou que era Deus que me confirmava o processo de criação. Há um só criador, uma só Mente criadora que concebeu infinitas idéias espirituais, que povoam o universo e nele se manifestam harmoniosas, perenes e úteis. As etapas de criação descritas no Gênesis, capítulo I, revelam o ato da Mente conceber as idéias ("...haja firmamento, plantas, animais, homens") e ela mesma ver que "isso era bom". A revelação que tive me disse que eu faço parte dessa criação divina, e que, portanto, devo incluir-me na perfeição, devo ver meu ser como perfeito, a "imagem e semelhança de Deus", assim como Deus me vê.

Depois desse primeiro passo, não foi difícil de incluir o próximo nessa visão da perfeição do ser, segundo a receita deixada pelo Mestre Cristão. Sua fiel discípula, Mary Baker Eddy revelou em Ciência e Saúde (página 476-7): "Jesus reconhecia na Ciência o homem perfeito... Nesse homem perfeito o Salvador via a própria semelhança de Deus, e esse modo correto de ver o homem curava os doentes." A autora do livro-texto da Ciência Cristã foi um exemplo moderno desse modo espiritual de curar.

Voltando à revelação enfocada no título desta crônica: "hoje"! Ao repetir no pensamento essa mensagem todas as manhãs, algo interessante me ficou claro: a criação divina se renova diariamente. O "hoje" também pode significar "agora", a todo momento,  sempre, sem interrupção. Que felicidade ao compreender que "a todo momento" Deus está me gerando, ou seja, que sempre estou na Mente divina, amparado, sustentado, harmonioso, perfeito! Precisa haver consolo maior? Precisa haver promessa mais inovadora, renovadora e prática? " 'Eis agora', exclamou o apóstolo, 'o tempo...oportuno, eis agora o dia da salvação'--querendo dizer, não que agora os homens tenham de se preparar para a salvação, a segurança, em um mundo futuro, mas que agora é o momento de vivenciar essa salvação em espírito e em vida" (idem, p. 39) explica a Sra. Eddy. O agora não passa, não tem tempo, nem passado nem futuro, só o presente. Cristo Jesus tinha essa visão da eternidade do ser: "Antes que Abraão existisse, EU SOU" (João 8: 58).

Toda essa experiência me ensinou que a inspiração celestial, aquela que nos aproxima de Deus, tem nEle a origem. É sempre de Deus a inspiração que eleva o pensamento acima da ameaça percebida pelo sentido material, seja ela doença, escassez, fome, moral combalida, pecado, violência, falta de teto ou de família. É isso que a inspiração faz por nós: ela nos eleva mentalmente para o reino da visão espiritual praticada por Cristo Jesus e que traz harmonia à nossa vida humana.

"Eu, hoje, te gerei", permanece comigo como palavra doada pelo Pai-Mãe.

                                                               .o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário