terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O conceito científico de saúde


O sistema de cura espiritual foi apresentado ao mundo moderno há mais de um século. Sua fundadora, Mary Baker Eddy, expôs em sua obra Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras* esse sistema que trouxe à luz o método de Cristo para curar  de modo espiritual os males que afligem a humanidade. O livro-texto da Ciência Cristã traz muitas regras de cura para o estudioso aplicar e obter resultado. Uma dessas regras encontrei há algum tempo no capítulo A prática da Ciência Cristã: “Estabelece o conceito científico de saúde, e aliviarás o órgão oprimido. A inflamação, a decomposição ou o depósito cessarão, e o órgão afetado recuperará suas funções sadias” (p. 373).

Uma regra metafísica não se aprende decorando as palavras, nem se aplica repetindo-a várias e várias vezes. Uma regra metafísica deve ser compreendida para ser demonstrada, como um teorema de geometria. Uma aplicação correta da regra de cura apresenta sempre um resultado seguro e benéfico, embora este não deva ser a motivação do uso daquela. A regra contém sempre verdades metafísicas, as quais nos compete apreender e guardar na consciência. Essas verdades presentes conscientemente no pensamento produzem neste a eliminação de medos e crenças errôneas projetadas no estado material. Essa superação de pensamentos doentios se evidencia no funcionamento harmonioso do organismo.

A regra de cura citada anteriormente é bem simples: estabelecer o conceito científico de saúde. Como? Eu aprendi a responder essa indagação analisando palavra por palavra e obtendo o significado e substância de cada uma. Estabelecer, p. ex., me diz que o conceito deve ser estável, firmado numa só base, não oscilante entre duas bases opostas, o que só cria dúvidas. Algo estabelecido não deixa dúvidas. A Oração Diária dada pela Sra. Eddy no Manual da Igreja traz embutida a mesma idéia: “Estabeleça-se em mim o reino da Verdade, da Vida e do Amor divinos, eliminando de mim todo o pecado” (Manual, p. 41). Tal como aqui o reino infinito de Deus elimina todo o pecado, assim o conceito correto de saúde elimina toda crença de doença. Firmeza é a palavra chave.

O aspecto científico que o conceito de saúde deve ter foi um ponto importante de minha pesquisa. De imediato descartei a ciência física, posto que a mesma tende a aceitar as evidências físicas como realidade--evidências de doença, moléstias, fraqueza--em vez de curá-las, contrariando, assim, o resultado apontado na citação do livro Ciência e Saúde. Para algo ter caráter científico, tem que ter base em uma causa e ter efeitos dessa causa, tem que ser universal, permanente, valer para todos, e ter resultados certos quando a regra é aplicada corretamente. O conceito científico de saúde tem a causa baseada no bem infinito, Deus, o Princípio Vida-Verdade-Amor de tudo o que realmente existe; vale para todos em todos os tempos e lugares; tem resultado certo; pode ser aplicado para si e para outros. Age no pensamento como uma lei de regeneração, recuperação, fortalecimento, revigoramento, é vivificante e traz a paz. Toda pessoa pode usá-lo—paciente, praticista ou médico, leigo ou letrado, jovem ou idoso, homem ou mulher. O melhor sinônimo para conceito científico é conceito metafísico.

Estamos falando de saúde e como entendê-la corretamente. Ao pensamento humano a saúde é ação harmoniosa das as funções do organismo. No entanto, pensamento humano cerca a saúde física de muitos temores e dependura neles suas crenças e preocupações: idade, contágio, clima, hereditariedade, força ou fraqueza, e assim por diante. Para assegurá-la emprega meios e recursos materiais, sempre acossado pelo temor de algo pior possa acontecer e sem saber como libertar-se disso. A abordagem da regra de cura sob enfoque neste artigo é totalmente oposta. Um conceito metafísico ou forma de pensar metafísica isola o medo e as preocupações em torno do corpo. Busca entender a saúde como uma manifestação da natureza infinita da Vida, Deus. Nela sempre há harmonia, que é inatacável pelos males e crenças humanos. A saúde que expressa Vida é permanente, forte, independente de condições climáticas ou de contágio. Com este fato em mente, a doença sai fora de nosso circuito mental e pessoal. Temos outra visão de nossa vida e nossa natureza como filhos de Deus.

A descobridora da Ciência Cristã identifica essa visão espiritual que Cristo Jesus expressava, no livro Ciência e Saúde: “Jesus via na Ciência o homem perfeito... Nesse homem perfeito o Salvador via a própria semelhança de Deus, e esse modo correto de ver o homem curava aos doentes” (p. 476,7). O conceito científico ou metafísico de saúde é nada menos que essa visão espiritual que o Mestre exercia em seu ministério e que ensinou a seus seguidores. As curas que realizou provinham dessa visão ou modo de pensar baseado na perfeição do homem como imagem do Deus perfeito. A cura, ou restabelecimento da saúde, sempre acompanha o exercício do conceito metafísico, que está disponível a toda humanidade. Mas devemos ter o cuidado de não aplicá-lo visando ou desejando a cura física. A substância espiritual do conceito é mais importante do que a melhoria do corpo, por mais desejável que seja. Alguém poderia objetar: “Mas se eu for acometido de um mal, não posso usar o recurso espiritual para ficar livre?” Quando a intenção da cura vem antes do exercício do conceito científico da cura, isso caracteriza a interferência da vontade humana na ação do Espírito, como se Deus não tivesse a vontade de nos sustentar perfeitamente. “Eu quero ficar bom, por isso uso a regra” é uma expressão nitidamente equivocada do uso do recurso espiritual. Por outro lado, a certeza—a fé―do resultado benéfico está implícita no uso da regra. Eddy expõe um fato, fruto de sua experiência na prática de cura metafísica, que esclarece o que foi dito: “O corpo melhora sob o mesmo regime que espiritualiza o pensamento; e se a saúde não se manifesta sob esse regime, isso prova que omedo está governando o corpo” (Ciência e Saúde, 370).

Há alguns dias estava me ocupando com a frase do Ciência e Saúde indicada no início; estava matutando sobre seu significado para me apropriar do conteúdo. Certa noite, antes de ir dormir, fui acometido de fortes dores na espalda esquerda. Era difícil mover o braço sem sentir pontadas de dor. Não me assustei com essa agressão à minha integridade física; ao contrário, foi um incentivo a mais para compreender o sentido espiritual da frase em que vinha pensando. À medida que ia entendo melhor o significado do conceito científico de saúde, novas perspectivas da Verdade iam-se abrindo; senti uma grande alegria interior com o progresso espiritual. Não sentia mais dor; ela ficou esquecida até o dia seguinte, e nunca mais se manifestou.

Essa linha de entendimento, aqui aplicada à saúde, pode ser empregada para outras direções. Experimente, caro leitor, aplicar a regra de cura a outras situações. Exemplo: Estabelece o conceito científico de amizade, e aliviarás uma relação extremada. Ou então: Estabelece o conceito científico de sabedoria, e aliviarás o medo de provas ou vestibular. Faça mais exercícios com santidade, capacidade, ordem, força, eternidade. Aproprie-se do conceito que nada mais é que uma visão espiritual do caso. Quanto mais universalizada essa visão, mais cristão você será e melhor conduzirá seu próprio ministério de cura cristã e espiritual.

.o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário