segunda-feira, 11 de novembro de 2013

- Para entender a Bíblia

Frases bíblicas que requerem inspiração para serem compreendidas

Há nas Sagradas Escrituras afirmações de cunho espiritual às quais nem sempre nos atemos para uma reflexão a respeito. Disse uma conhecida líder religiosa contemporânea* que a “Ciência divina, ensinada na linguagem original da Bíblia, veio por inspiração e necessita de inspiração para ser compreendida”. Tinha razão! Há duas frases bíblicas muito usadas e conhecidas que a mim custaram anos de observação até entender seu significado espiritual.

Disse o sábio rei Salomão em um dos seus livros: “De tudo o que se tem ouvido a suma é: teme a Deus e guarda seus mandamentos; porque isso é o dever de todo homem” (Ecles.  12: 13). Esta frase lida assim como está escrita tem um significado direto sobre o que o homem deve fazer e que é o resumo da doutrina cristã. Mas pensaremos duas ou até dez vezes até assimilar o significado quando é omitida a expressão “o dever de” que não está no original. Por que faríamos isso? É um exercício metafísico.

Leia e repense a frase: “Teme a Deus e guarda seus mandamentos, porque isso é todo homem”. Gramaticalmente parece faltar algum artigo; mas metafisicamente ela está completa. “Porque isso é todo homem”, vale dizer ‘porque isso é o todo do homem’, esta é sua essência real contida no amor e na obediência ao Ser Supremo. O ser do homem inteiro está contido nessa idéia de união a Deus por meio do amor e obediência. Nada nos aproxima mais da Divindade do que essas atitudes. Podemos conscientemente dedicar nossa vida a tal ideal, e sentiremos a presença do Pai-Mãe em todos nossos afazeres, em todos nossos caminhos. A Bíblia na versão recente NTLH registra o versículo mencionado como: “De tudo o que foi dito a conclusão é esta: teme a Deus e obedeça seus mandamentos porque para isso que fomos criados”. Confirmando a ausência da expressão “o dever de”.

Outra frase que me fez e faz pensar de modo mais elevado foi proferida por Jesus Cristo. Aparece no evangelho de Lucas, quando o Mestre fazia sua pregação ao povo: “Ao que te bate numa face, volta-lhe também a outra” (6: 39). O ensinamento refere-se à longanimidade que deve ser demonstrada pelos cristãos. Literalmente não é uma asserção fácil de obedecer, mas obedecida mostra um sólido caráter Cristão da pessoa que aceita e pratica os ensinamentos de Cristo Jesus.

A nível do ser humano, a cena de bofetada e renúncia parece não condizer com a realidade. O Mestre costumava falar por simbolismo. Que outra face tem uma pessoa? A face batida é a material ou corpórea; a outra face, então, é a espiritual. Mostrar esta face significa demonstrar nosso lado espiritual do qual a longanimidade faz parte. Manter no pensamento a compreensão espiritualizada acerca do homem—todos os homens―como filho de Deus é a forma de mostrar a “outra face”. Moralmente somos esbofeteados a todo momento e de muitas maneiras, seja em palavras seja em imagens, na TV ou em filmes, em jornais ou livros. Então é importante sabermos manter nossa face espiritual acima e fora do alcance do mundo material.

A espiritualidade demonstrada por alguém não é uma atitude de fraqueza moral, mas de fortaleza espiritual. Assim como a luz pode ser forte como um farol, também a espiritualidade pode brilhar a ponto de ofuscar pseudo-forças ou intenções materialistas. Assim demonstraremos nosso cristianismo em atos e não meramente em palavras.

·         Mary Baker Eddy, em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras

.o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário