quarta-feira, 14 de maio de 2014

O “agora” ou Não tenho tempo!

“O passado é história.
O futuro é mistério.
O agora é premio, por isso o chamamos presente”.

A questão do tempo acompanha a humanidade desde sempre. Diariamente nos vemos premidos pela contagem das horas, ou por serem escassas ou por demorarem a passar. Conforme as circunstâncias em que nos encontremos, o tempo parece jogar contra nós, outras vezes jogamos com o tempo para encontrar soluções difíceis. Não raro a gente se pergunta em que tempo se vive. Vivemos no presente, ou no passado, ou no futuro? Existo agora! Vivo agora! Ontem vivi, amanhã viverei! Até com este jogo de palavras podemos ver que existimos no presente. O passado revela o que fomos humanamente: as atitudes que tomamos, os passos que demos, as decisões tomadas, as experiências vividas. O futuro está por revelar quem seremos: as atitudes que tomaremos, os passos que daremos, as decisões a serem tomadas, as experiências que nos aguardam.

O fato de que vivemos no presente nos desafia a dedicar nossos melhores esforços ao que fazemos agora. Não devemos ficar a lamentar o bem que deixamos de fazer ontem; se hoje fazemos o que é correto e justo, não nos lamentaremos amanhã. Atos de solidariedade, amor, desprendimento, iniciativas de defesa ambiental ou direitos humanos, trabalho voluntário com jovens ou idosos, são coisas de que nunca nos arrependeremos; elas, por sua vez, enriquecem espiritualmente nossa experiência terrestre, atual e futuramente. E há tanta coisa boa que podemos fazer agora!

Os Cristãos têm um incentivo especial para captar uma outra perspectiva do conceito do tempo presente, pois o Mestre do Cristianismo prático e demonstrável trouxe à luz com muito vigor o que é uma vivência guiada constantemente pelo conceito de que a Vida é agora, isenta de tempo. Sua declaração aos fariseus de que “antes que Abraão existisse, EU SOU” (ver João 8: 58) deixou-os de cabelo em pé, pois o patriarca havia existido quase dois mil anos antes. “Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?” Os contemporâneos de Jesus não podiam entendê-lo, a pesar da veracidade metafísica da afirmação. Eles, como nós até hoje, avaliavam o tempo pelos anos solares. Jesus, por outro lado, tinha uma visão (que podíamos dizer) “eterna” da Vida. A diferença conceitual tornou-se um mal-entendido que levou os líderes religiosos da época a considerar Jesus com blasfemo por ter-se feito igual a Deus. Que pena para eles não perceberem a veracidade das afirmações de Cristo Jesus!

O Mestre não inventou essa história de afirmar “Eu sou”. Um capítulo importante da história do povo israelense foi o êxodo do cativeiro egípcio. Pois esse capítulo começou com a revelação divina a Moisés numa sarça ardente ao ser encarregado de levar o povo para a terra deles. “EU SOU me enviou a vós outros...” foi o recado que levou aos filhos de Israel (Êxodo 3: 14). Naquele momento Moisés percebeu a natureza eterna do Deus vivo que os ancestrais haviam adorado. Não mais um Deus do passado ou do futuro, mas do “Agora”. “Eu sou”, nada mais nem menos! Essa idéia ele devia levar ao povo, e ele o fez fielmente, demonstrando o poder que acompanhava o pensamento enaltecido: abrir o mar, fender a rocha para jorrar água, curar a irmã leprosa. Ele sabia que o Deus todo-poderoso estava sempre--a todo o momento--com ele, e isso ele vivenciou ao longo de sua carreira de Líder do povo hebreu.

Cristo Jesus trouxe para seu ministério essa idéia de atualidade da Divindade e suas manifestações. No episódio da ressurreição de seu amigo Lázaro (ver João 11), Jesus teve um diálogo com Marta, a irmã de Lázaro que veio ao encontro do Mestre quando este se aproximava da casa. Jesus estava tentando passar a mensagem de que viera para ressuscitar Lázaro. “Eu sei”, disse Marta, “que ele há de ressurgir ... no último dia”, vale dizer, um dia, sabe lá quando, tudo incerto. Jesus não era de aceitar postergações. Sabia o que o poder da Vida podia realizar, e isso era atual. “Eu sou a ressurreição”—atual, no tempo presente. É como se dissesse que o “EU SOU [Deus] é a ressurreição”, a Vida atual, agora, sem demoras, não no futuro incerto.

O apóstolo Paulo captou essa atualidade do poder divino e escreveu aos Coríntios: “Eis, agora, o dia sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Cor. 6:2). Podemos grifar a palavra agora para realçar o tema em discussão e que era o que Paulo tinha em mente. Mary Baker Eddy escreveu no livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras*, referindo-se ao trecho mencionado: “ ‘Eis, agora, o dia da salvação’—querendo dizer, não que agora os homens têm de preparar-se para a salvação, ou a segurança, num mundo futuro, mas que agora é o tempo de experimentarem essa salvação em espírito e em vida” (p. 39).

O bem, agora; depois também. Se pensarmos que o agora é eterno, sem dimensão temporal, podemos concluir que o agora é a manifestação da eternidade. O “agora” que existiu há dois mil anos também era eterno. O confronto tempo x eternidade passa-se em nossa consciência. Na verdade, o tempo não faz parte da eternidade. Normalmente julga-se eternidade o que irá existir sempre, algo a se passar no futuro incerto. Enquanto o tempo parece um conceito mais real por que pode ser medido de minuto a minuto, hora a hora, dia a dia, ou ser contado em tantos anos, séculos ou milênios. Quando Jesus falou da vida eterna, ele usou o verbo no tempo presente. “A vida eterna é esta...” (João 17:3) disse, deixando claro que não se referia à vida após a morte.

Para ajudar-nos a compreender esse conceito metafísico podemos recorrer à definição de Dia, que aparece no Glossário de Ciência e Saúde: “DIA. A irradiação da Vida; luz, a idéia espiritual da Verdade e do Amor. ‘Houve tarde e manhã, o primeiro dia.’ (Gênesis 1:5.) Os objetos do tempo e dos sentidos desaparecem na iluminação da compreensão espiritual, e a Mente mede o tempo de acordo com o bem que se desdobra. Esse desdobramento é o dia de Deus...” (p. 584). Se em nosso dia-a-dia nos esforçamos por favorecer o “desdobramento do bem”, com toda certeza estaremos ocupando nosso tempo da melhor forma possível e produzindo eficientemente resultados harmoniosos. Viveremos felizes com o que fazemos, e não nos sentiremos acossados pelas horas ou afazeres. “Não tenho tempo!” É uma afirmação comum quando a gente não se dispõe a fazer uma certa tarefa (denotando falta de amor), ou quando nossa agenda está sobrecarregada. No entanto, sob a luz da eternidade, de fato ninguém tem tempo. Ou, dito de outro modo, ninguém é subjugado pelo tempo; todos somos isentos do passar do tempo.

Há alguns anos passei por uma experiência que me deixou muito grato, por causa do desdobramento geral do caso. Eu trabalhava numa firma de projetos no sul do Brasil e, como coordenador de um projeto, precisei ir ao Rio de Janeiro para a entrega de uma fase do trabalho. Na véspera do dia da viagem, ainda faltavam alguns detalhes de finalização do relatório, os quais seriam terminados até a manhã seguinte para que eu buscasse todo o material e fosse ao aeroporto. De manhã, ao chegar no escritório qual não foi minha surpresa ao ver que o trabalho ainda não estava concluído. Esperei pacientemente pela datilografia, cópias e montagem final. Tudo me foi entregue quando faltavam menos de 60 minutos para partida do vôo, mas eu ainda tinha que passar em casa e apanhar meus pertences, que não estavam arrumados pois julgara, antes de sair, que sobraria tempo para isso. A essa altura eu já estava orando, pois o nervosismo queria tomar conta de mim. “Como é que vai ficar, se eu não pegar o avião para chegar a tempo na hora marcada?” perguntava. Eu já tinha percebido que isso não iria ajudar em nada. Minha oração voltou-se para Deus, a Mente divina, para encontrar a paz e ter a tranqüilidade para fazer o ainda precisava ser feito. O tempo parecia curto demais para chegar a tempo. A inspiração que me veio foi que eu não precisava de tempo, pois tinha a eternidade ao meu dispor. A princípio o argumento pareceu contraditório, mas depois me ficou claro que na eternidade operava a Mente divina, cujo controle era total e sempre satisfatório. Confiei inteiramente em Deus, e deixei de lado a preocupação com o desfecho.

O táxi encontrou caminho livre até o aeroporto, o check-in foi imediato e lá estava eu pronto para o embarque. Mas as bênçãos não pararam por aí. Todos meus compromissos em vários setores do órgão público se desenrolaram de modo tão maravilhoso que não tive nenhuma perda de tempo. E assim, no mesmo dia eu já tomava o avião de retorno contrariando a expectativa. Para mim foi uma experiência gratificante pelo resultado e marcante pelo aprendizado. Eu não digo mais que não tenho tempo quando a agenda aperta; digo-o, antes, com a convicção de ter a eternidade ao meu lado.

.o0o.



Nenhum comentário:

Postar um comentário