sábado, 3 de maio de 2014

Mãe, descubra sua fonte

            Ser mãe tem um significado mais espiritual do que material

            Na época em que se fala tanto em “mães”, vale a pena ponderar de onde as mulheres obtêm tantas qualidades dignas e fortalecedoras: a coragem, a persistência, a expectativa do bem, a dedicação e a fidelidade.  A fonte dessas qualidades deve ser muito pura e abundante para poder espalhar-se por todo o mundo e abranger toda a humanidade.

            À pergunta: “Que fonte é essa?” respondo que é Deus.  Um pensamento crítico contra-argumentaria que Deus, sendo Pai, é a fonte de qualidades masculinas.  Num recente programa de TV, perguntou-se aos entrevistados se acreditavam que Deus era “mulher”.  As respostas refletiram o embaraço provocado por uma pergunta tão mal colocada.

            Podemos tomar a Bíblia para ajudar-nos a elucidar o enigma.  O relato da criação no primeiro capítulo do Gênesis diz: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem; . . .homem e mulher os criou” (Gên. 1:27).  Cristo Jesus  reforçou o conceito de Deus como Pai.  No seu tempo, a sociedade não concedia à mulher qualquer importância social, que ela certamente merecia e ainda merece..

            Por outro lado, pela boca do profeta Isaías, foi proclamado ao povo: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei” (Isaías 66:13).  Aqui o amor de Deus é assemelhado nitidamente ao amor materno.

            Diante de tão maravilhosa revelação, será possível furtar-se de acreditar que homens e mulheres recebam de Deus, o Criador único e supremo, suas características essenciais?!  A inteligência, a força, a perspicácia e a decisão são qualidades atribuídas à masculinidade, enquanto a ternura, a calma, a paciência e o amor referem-se, claramente, à feminilidade.  Contudo, essas qualidades não são exclusivas nem de um nem de outro gênero humano, como a vida moderna tão bem exemplifica quando mulheres vão trabalhar fora e os homens cuidam da casa e família.

            Sendo Deus a fonte das qualidades tidas como masculinas -e por isso O chamamos  de PAI - Ele o é também das qualidades ditas femininas -e por isso podemos chamá-lO de MÃE .  Hoje, ao ver a mulher reconhecida pela sociedade em geral, tal conceito de Deus não mais causa estranheza.

            Mary Baker Eddy, a iniciadora do movimento da Ciência Cristã, já disse em 1900: “Aplicados à Divindade, os termos Pai e Mãe são sinônimos; significam um só Deus” (Message to The Mother Church for 1900, p.5).

            No Dia das Mães esperamos que cada mãe e cada pai se sintam fortalecidos a buscar na fonte Pai-Mãe-Deus, as qualidades e as bênçãos que os orientarão no cuidado de sua família.


..oo0oo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário