sábado, 5 de março de 2016

Progresso espiritual

O progresso não é só desejável, ele é conquistável

O conceito de progresso subentende estar em movimento, ir em frente. É o oposto de estagnação, aguardar, ou retrocesso, ir para trás. Num estratagema militar qualquer movimento é válido, cfe as circunstâncias.

Os 3 movimentos podem fazer parte da vida de qualquer pessoa, ou empresa, ou Município, Estado ou País. Logicamente o progresso é o mais desejado; os outros têm de ser ou tolerados ou superados. Na vida das pessoas a postura moral pode assumir condições desses três estágios de progresso.

Até na natureza observamos fenômenos de progresso, com o qual contamos para harmonia de nossas vidas. Dou como exemplo, o nascer do sol, diariamente. À medida que vemos seu progresso nos céus, nos regozijamos com a normalidade do dia. Outros exemplos de progresso na natureza é o fenômeno do crescimento que vemos na flora e na fauna, e com o qual contamos para nosso sustento e suprimento, além de nossa atividade comercial e industrial.

A presença de progresso na vida de uma família, dá-lhe a sensação de estabilidade, bem-estar, possibilidade de realização de planos ou sonhos, tranquilidade, e até felicidade. Não importa o ponto de partida, movendo-se à frente para melhores condições o progresso está presente. Estou lembrando de alguém que tendo frequentado grupo de AA agora consegue resistir à vontade de tomar bebida alcoólica. A mesma sensação de realização sente quem saiu de uma clínica de reabilitação social por causa de drogadição. E o que dizer da pessoa que sente sua saúde melhorar de um mal demorado? São exemplos de progresso na vida humana. Bem-aventuradas são as pessoas que se dedicam a ajudar pessoas que desejam progredir, seja na recuperação como na progressão. São fomentadoras de felicidade na sociedade.

No que tange a vida individual das pessoas, cada um precisa aprender a identificar os parâmetros que fomentem ou o progresso, ou o retrocesso, ou a estagnação.

Parâmetros positivos: Iniciativa, coleguismo, afinco, estudo, preparação, dedicação, solidariedade, honestidade, ética, sinceridade, amor fraternal, castidade, despontar de novas ideias.
Parâmetros negativos: preguiça, desânimo, falta de planejamento individual, negativismo, despreparo, ódio, hábito de postergar, medo, mentira, ódio, ciúme, cobiça.

As melhorias na condição humana da vida das pessoas são influenciadas pela presença desses e outros parâmetros na vida de cada um.

E quanto ao progresso espiritual? Como o medimos? Não o medimos, nós o sentimos; no fundo da alma. Ansiamos por ele? Sim! Podemos atingi-lo?  Sim! Vale a pena busca-lo? Com certeza! Mas como?

Por exemplo: percebemos que estamos progredindo espiritualmente quando notamos que estamos mais amigáveis com as pessoas, mais interessados no bem-estar delas; quando nos alegramos com o progresso de outros; quando percebemos que podemos amar ao próximo como a nós mesmos, e de fazer aos outros o que queremos que façam a nós: no trânsito, por exemplo, ou no escritório, na família, na escola, no trabalho, no esporte, etc.
Outro traço de progresso espiritual pode ser visto quando a pessoa busca na fonte Divina solução para seus problemas, inclusive os de doença, de “azar”, ameaças, violência, escassez, desamor, infelicidade, relações difíceis. Essa atitude de voltar-se a Deus para solução de problemas, com base na fé de que  o Pai gosta de ajudar e que pode fazê-lo como ninguém, é a que encaminha as melhores soluções e que melhor prepara nosso caminho para o progresso. Qualquer solução de origem divina é definitiva e plenamente satisfatória, motivando nossa gratidão e reconhecimento.

Mary Baker Eddy, que restaurou a Ciência do Cristianismo para nossa época, alentava seus alunos e seguidores a fazerem seu esforço particular para progredirem espiritualmente:

“Cada dia exige de nós provas mais elevadas, em vez de declarações do poder cristão... Esse é um elemento de progresso e o progresso é a lei de Deus, lei que exige de nós apenas aquilo que com certeza podemos cumprir(CeS,  p. 233).

O apóstolo Paulo exortou seus amigos de Éfeso a movimentarem sua fé a fim de progredirem espiritualmente. Escreveu:

“...quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo  as concupiscências  do engano, e vos revistais no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4: 22-24).

Pode-se ver nitidamente o progresso espiritual em andamento. A versão NTLH projeta mais um pouco de luz no tema:

“...abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos  enganosos. É preciso que a mente e o coração de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza criada por Deus,  que é parecida com a Sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.” (Efésios 4: 22-24)

Como fecho de ouro gostaria de oferecer umas palavras de Eddy:

“O propósito e o motivo de viver corretamente podem ser alcançados agora. Conquistado esse ponto, terás começado como devias. Terás começado pela tabuada da Ciência Cristã [a Ciência do Cristo], e nada, a não ser a  intenção errônea, poderá impedir teu progresso. Se trabalhares e orares com motivos puros, teu Pai abrirá o caminho” (CeS, p. 326).


...oo0oo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário