quinta-feira, 23 de agosto de 2018

UMA VISÃO MAIS ELEVADA DE CIENCIA E CRISTIANISMO



Não raro ideias que alimento antes de pegar no sono, depois aparecem em sonho, e proveem material para continuar pensando. Foi o que ocorreu há poucos dias. Eu estivera elaborando durante o dia ideias a respeito da Ciência do Cristianismo e seu desdobramento espiritual na consciência humana. E essas ideias me acompanharam até vir o sono, ... e o sonho.

No sonho minha esposa e eu havíamos sido convidados por um amigo para assistir ao culto na igreja protestante perto de nossa casa. Aliás temos muitos amigos nessa igreja. Nessa ocasião especial havia um pastor jovem, que era novo na comunidade. Ao chegarmos só encontramos lugar no fundo do templo. Durante o desenrolar do culto o pastor iniciou sua prédica. Sua apresentação foi muito inspiradora (não me recordo do tema) e me cativou o pensamento que se fixou na Ciência do Cristianismo, meu tema preferido. Enquanto o Pastor falava eu me aprofundava em meus pensamentos que buscavam esclarecer se há uma diferença entre os termos Ciência e Cristianismo. Segui nessa iluminação enquanto o pastor seguia na sua pregação. De repente ele parou e disse: “Que luz é essa que aparece lá no fundo?” Foi pessoalmente certificar-se do fenômeno. Quando percebeu que era meu rosto que brilhava (eu não havia notado), convidou-me para ir ao púlpito seguir com a pregação. Fui com ele, mas não sei o que eu disse, pois me acordei antes de falar.

Daí para diante segui na linha do pensar focado na Ciência do Cristianismo. Eu já havia chegado ao ponto de perceber que há um significado próprio e muito profundo de cada termo. O termo Ciência soa ao pensamento humano como um saber, um conhecimento. Geralmente abrange um conceito de saber contrário ao saber divino, sendo que este é associado ao conceito de Cristianismo. As ciências humanas evoluíram enormemente nos últimos tempos a ponto de haver cientistas que se arrogam a capacidade de interferir na natureza qual semideuses (veja-se os clones, e experiências genéticas). Em contraposição, eu advogo uma visão mais transcendental para a Ciência. Para mim a Ciência teria que participar de conceitos supra-materiais os quais fariam parte de uma natureza espiritual afastada da vivência material. Teria de sair de seu nível atual e elevar-se a níveis mais divinos.

Já o termo Cristianismo me evoca imediatamente algo superior aos conceitos humanos de base material. Neste ponto essa visão cria um choque com o que se vê no mundo cristão de hoje. O Cristianismo, como a religião ensinada por Jesus Cristo, tem no seu âmago realizações como as exemplificadas pelo Mestre Cristão. “Aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço” (João 12:14). Outro aspecto íntimo à doutrina de Jesus foi a demonstração do AMOR, amor a Deus e amor ao próximo: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). E ainda deve-se acrescentar que o modelo cristão exemplificava que os seguidores do Mestre buscariam fazer a vontade de Deus, que é o Bem, em todas suas atividades. Por essas e outras me ative a uma visão mais espiritual para entender corretamente o Cristianismo.

Após algum tempo concluí que os dois termos merecem um entendimento mais elevado. Um entendimento que tome o aspecto espiritual como base ou ponto-de-partida de modo exclusivo, sem misturar conceitos espirituais com materiais.   
           ­   ­
Vou resumir minhas conclusões da forma seguinte:

CIÊNCIA:
- é um saber, que transcende o conhecimento baseado nos sentidos;
- é uma consciência, que ‘vê’ o que os olhos não podem perceber;
- é uma universalidade, sem limites de geografia e tempo;
- é um conhecimento de leis universais, inconcebíveis pela ciência material;
- é a compreensão de fatos e fenômenos suprafísicos ou metafísicos;
- é uma inteligência superior, que se aproxima da inteligência divina;
- tem um Princípio que mantém as leis universais (do infinitésimo ao infinito) em ação harmoniosa;
- tem uma lógica superior, desencadeada segundo leis espirituais;
- refere-se sempre, à ação da Mente infinita.

CRISTIANISMO:
- refere-se sempre, a algum aspecto divino;
- fé no bem, de caráter absoluto;
- sentimento, como oposto a raciocínio;
- confiança na ação do bem;
- amabilidade, expressão natural entre seres;
- inclusão, de todos em nossos sentimentos de amor ao próximo;
- Verdades universais, que nos envolvem e apoiam;
- Percepção pelos sentidos da alma, ou Alma;
- Atributos que resultam em frutos espirituais de harmonia, saúde, força, vida, inteligência.
- Alegria: pela visão do bem; pelo amor do Cristo; pela presença de Deus, o Bem;

M.B.Eddy, descobridora da Ciência do Cristianismo, esclarece que: “O Cristianismo e a Ciência que o explica têm como base a compreensão espiritual, e suplantam as chamadas leis da matéria” (CeS, p. 274). Em outra página afirma: “A humanidade vai melhorar por meio da Ciência e do Cristianismo” (CeS, p. 351).

Eddy em várias passagens demonstra sua visão do tema em debate. O capítulo 1, A Oração, do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, começa com a frase:
“A oração que reforma o pecador e cura o doente é uma absoluta em que tudo é possível a Deus—uma compreensão espiritual acerca dEle, um amor isento de ego.”

         Analisando essa afirmação é possível identificar os aspectos elevados e especiais da Ciência e do Cristianismo:
         - absoluta em Deus: é Cristianismo; ação da Alma;
         - compreensão espiritual de Deus: é Ciência; ação da mente;
         - Amor abnegado: traço de união entre fé e compreensão espiritual.

         Esses ingredientes atuando em conjunto dão eficácia à oração cristã, tornando sua ação imediata e instantânea (veja-se as curas feitas por JC e pelos apóstolos).

Outro exemplo:
Análise da “Declaração Científica sobre o Existir”, (CeS, p.468) :
“Não há vida, verdade, inteligência nem substância na matéria. Tudo é Mente infinita e Sua manifestação infinita, porque Deus é Tudo-em-tudo. O Espírito é a Verdade imortal.  A matéria é o erro mortal. O Espírito é o real e eterno. A matéria é o irreal e temporal. O Espírito é Deus, e o homem é Sua imagem e semelhança. Por isso o homem não é material, ele é espiritual.” 
Vou expor como entendo agora essa “Declaração” sob a ótica mais elevada de Ciência e Cristianismo:

“Não há vida, verdade, inteligência nem substância
na matéria. ......................................................................Isto é Ciência
Tudo é a Mente infinita e sua manifestação infinita,
porque Deus é Tudo-em-tudo ........................... Isto é Cristianismo
O Espírito é a Verdade imortal ...........................Isto é Cristianismo
A matéria é o erro mortal................................................Isto é Ciência
O Espírito é o real e eterno ................................. Isto é Cristianismo
A matéria é o irreal e temporal........................................Isto é Ciência
Espírito é Deus, e o homem é
Sua imagem e semelhança....................................... Isto é Cristianismo
Por isso o homem não é material.................................... Isto é Ciência
Ele é espiritual..........................................................  Isto é Cristianismo

Logicamente cada pessoa tem sua inspiração, mas o que me leva a apresentar a pesquisa é para incentivar a pesquisa metafísica de temas concernentes a nossa vida e existência.

.o0o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário