quinta-feira, 16 de abril de 2015

Uma nova doutrina!

A nova doutrina cristã inaugurada por Jesus Cristo é sempre acompanhada de provas do poder espiritual.

Conta o evangelho de Marcos que Jesus foi ao templo num sábado para ensinar. Diz o relato que “maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo”  (Marcos 1:22-27) que começou a desafiar e destratar Jesus. Mas o Mestre não perdeu a compostura e ordenou com autoridade ao homem: “Cala-te, e sai deste homem. Então o espírito imundo...bradando em alta voz, saiu dele. Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto?” Eles mesmos responderam: “Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” É! Uma nova doutrina que fala e age com autoridade.

A doutrina de Cristo Jesus era ensinada com autoridade proveniente da Mente divina, da superioridade do Espírito sobre as condições da matéria, do Princípio sobre a desordem, do Amor sobre o medo e o ódio. Os ouvintes de Jesus perceberam imediatamente dois aspectos da doutrina: 1) a autoridade do pregador evidenciada em 2) resultados práticos.

Nos tempos de hoje será que poderíamos dizer que a doutrina CC é uma nova doutrina? Talvez não precisássemos conceituá-la como nova, porque cronologicamente ela tem 2.000 anos. A doutrina da CC é o ensinamento que o Mestre Cristão divulgou em palavras e obras, as quais comprovavam a autoridade espiritual. Somos nós difusores desse “antigo e novo” ensinamento? Para tanto precisaremos mostrar obras feitas com autoridade.

Mary Baker Eddy explica: “Como primeiro ponto na lista dos deveres cristãos, ele [Jesus] ensinou a seus seguidores o poder sanador da Verdade e do Amor” (CeS, p. 31). Com as demonstrações práticas eles puderam mostrar autoridade da nova doutrina e deram o exemplo para nós, os seguidores modernos. Como primeiro dever: curar! Com isso estaremos dando cumprimento à ordem do Mestre, e todo o povo verá a autoridade outorgada pelo Cristo vivo e ativo. No tempo de Novo Testamento o povo era atraído a aproximar-se de Jesus por que via as obras e percebia a autoridade espiritual do ensinamento.

Mas Jesus Cristo não reteve essa habilidade para si. Enviou seus apóstolos e depois outros 70 discípulos para pregarem o evangelho (nova doutrina) por todo oriente, com a ordem de curarem os males entre o povo. O êxito desses enviados é relatado no evangelho de Lucas: “Regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: ‘Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!’ ” (Lucas 10:17). Nas Escrituras não constam detalhes de como J ensinou a seus seguidores o dom da cura. Pode ter sido em particular, mas sabe-se que foi um ensino eficaz como se vê nos resultados relatados.

No livro texto da Ciência Cristã a autora expõe um capítulo inteiro (A Prática da Ciência Cristã) sobre o método de aplicação dos ensinamentos dessa denominação, explicando como e porque os resultados são palpáveis e visíveis, rápidos e universais. Nesse capítulo ela escreve: “A Mente [divina] tem domínio sobre os sentidos e tem o poder de vencer a doença, o pecado e a morte. Exerce tu essa autoridade [o grifo é nosso] outorgada por Deus. Toma posse de teu corpo e governa-lhe a sensação e a ação...Deus fez o homem capaz disso, e nada pode invalidar a capacidade e o poder divinamente outorgados ao homem” (p. 393, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras).

Toda e qualquer pessoa que se capacite com essa compreensão da autoridade divina conferida aos homens pode exercê-la em suas atividades—e deveria exercê-la conscientemente para o bem da humanidade.


...oo0oo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário