quarta-feira, 29 de maio de 2019

“... quando acordar ...”


Despertar do sono ou do sonho. Eis a questão!

       O título é tomado de um versículo de Salmos (17:15): “Quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.” Quando a frase apareceu numa lição bíblica sobre o tema “A Alma e o corpo”, resolvi mergulhar mais a fundo no significado. Os termos que de imediato chamaram a atenção foram: acordar, satisfarei e semelhança.

Acordar. O autor da frase não estava dormindo ao proferir a frase. Então, acordar de que? Do sono, ou do sonho? Cada termo tem seu significado. Acordar do sono, é despertar do descanso; sair do repouso para o trabalho, da inconsciência para a consciência. Acordar do sonho é sair de uma ‘realidade’ imaginativa e fictícia (ver imagens de pensamento) para a realidade das coisas. Alguém sob sono hipnótico, vê coisas que lhe parecem reais, mas só a ele. Como escapar dessa ilusão? Acordando!  Uma pessoa que esteja tendo um pesadelo, sofre pelo que vê e sente como se realidade fosse. Como salvá-lo dessa condição? Acordando-o! Assim, me pareceu que o termo ‘acordar’ sob análise tem a maior significação no referente a acordar de um sonho. O despertar de um sonho hipnótico, deixa a pessoa em dúvidas, pois não se lembra de nada. Mas a pessoa que desperta de um pesadelo, sente-se aliviada e agradecida; satisfeita, diria eu. 

Satisfazer. A análise desenvolvida até aqui, já dá ideia que o salmista se referia a um ‘sonho ruim’, pois o despertar de um pesadelo dá à pessoa satisfação de haver cessado o pseudocaso. Como a exclamação do autor se refere a Deus, a questão assume a feição de uma pergunta existencial: “Eu me satisfaço com a Tua semelhança!” Parece dizer que agora compreende a realidade de sua existência, sua identidade semelhante a Deus, com todos os atributos divinos sendo refletidos livremente, fortemente, irresistivelmente, espiritualmente. Satisfazer tem também o sentido de atender necessidades. Assim o autor percebeu que o desapertar de seu sonho trouxe consigo a satisfação (atendimento) de suas necessidades. Ele mesmo soube cantar: “O Senhor é meu Pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).

Semelhança. O despertar para a realidade da natureza espiritual do homem, fá-lo exultar pois não há maior alegria e satisfação e felicidade do que perceber (bem no íntimo) que estamos com Deus, o Pai-Mãe, no reino dEle, para todo o sempre, todos juntamente incluídos. O Mestre Cristão (JC) proclamou: “Sede vós perfeitos como é perfeito vosso Pai que está nos céus(Mat. 5:48). É como se tivesse dito: ‘Façam isso, e vereis quanta alegria e felicidade brotará em vossos corações’. O salmista usou a expressão quase dois mil anos antes de Jesus, revelando uma sintonia espiritual nos dois líderes.

         Sob o ponto de vista metafísico, o termo ‘despertar’ tem uma conotação bastante mais profunda. Podemos tomá-lo do exemplo de Jesus Cristo, ao saber que seu amigo Lázaro havia falecido: “Vou despertá-lo!” (João 11:11|). O Mestre não tinha dúvidas de que o sono, ou sonho da morte, não era a realidade de um ser vivente. O apóstolo Paulo fez uma admoestação pertinente na sua epístola aos Efésios (5:14):
“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” (Efes 5:14).

         Não precisa ser mais clara a conotação de despertar do sonho da morte que Paulo empregou. E se falássemos de ‘sonho de vida na matéria’? Estaríamos falando da mesma coisa, pois o ‘sonho de vida na matéria’ nada mais é do que a aparência de morte. M.B.Eddy refere-se muitas vezes ao ‘sonho de vida na matéria’ como a raiz dos males de que a humanidade sofre. Em sua obra Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras ela dá o toque final no tema:
“Quando despertarmos para a verdade a respeito do existir, toda doença, a dor, a fraqueza, o cansaço, o pesar, o pecado e a morte serão desconhecidos, e o sonho mortal cessará para sempre(p. 218).

         O sonho mortal, ou o sonho de vida na matéria, tem acompanhado a humanidade há séculos, e esta parece ainda não ter se dado conta de o modo de despertar desse modo maléfico e errôneo de pensar pode ser encontrado nos ensinamentos do Mestre Jesus. A Ciência do Cristianismo aí está há 160 anos mostrando e demonstrando que a teologia de Cristo Jesus, quando aplicada corretamente, traz maravilhosos resultados aos homens. Eles, então, se aperceberão que são filhos amados de Deus, por Ele mantidos em harmonia e perfeição, saúde e vida eterna. Aprenderia sobre a séria admoestação de Paulo aos Romanos:
Já é hora de vos despertardes do sono; porque nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos(Rom. 13:11).

Tomo novamente as palavras de Eddy:
 
Se a doença e o pecado são ilusões (sonhos), o despertar desse sonho mortal, dessa ilusão, nos traz para a saúde, a santidade e a imortalidade. Esse despertar é a perpétua vinda do Cristo, o aparecimento mais adiantado da Verdade, que expulsa o erro e cura os doentes. Essa é a salvação que vem por meio de Deus, o Principio divino, o Amor, como Jesus demonstrou” (CeS, p. 230).
.o.


Nenhum comentário:

Postar um comentário